Busca: OK  
Mapa de Implantação Notícias

Mapa de Implantação

Dúvidas e Perguntas Freqüentes


Este bloco reúne algumas das respostas dadas pela "CENTRAL DE DÚVIDAS" do IBGE para as perguntas efetuadas por usuários da classificação econômica das subclasses CNAE, por intermédio da Internet, utilizando o serviço oferecido por aquele órgão. Constam também os conceitos e convenções usuais da classificação econômica CNAE.

01 - Qual a abrangência da industria de transformação na classificação econômica das subclasses CNAE?

R:    A industria de transformação abrange as atividades de beneficiamento, transformação e montagem de produtos que impliquem em transformação física ou química significativa. Se estende também às atividades de montagem, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos de uso industrial, comercial e profissional.

 

02 - O que é atividade principal do estabelecimento?

R:    Atividade principal, conceitualmente, é a atividade de produção de bens ou serviços destinada a terceiros, que traz maior contribuição para a geração do valor adicionado da unidade de produção; como prática geral, toma-se a receita operacional da atividade como aproximação do conceito de valor adicionado. No caso das entidades sem fins lucrativos, é a atividade de maior representação da função social da entidade. Portanto, na prática, define-se como atividade principal a que gera maior receita operacional para o estabelecimento.
Já as atividades secundárias são aquelas de produção de bens ou serviços, destinadas a terceiros, exercidas na mesma unidade de produção, além da atividade principal. O valor adicionado da atividade secundária deve ser inferior ao que resulta da atividade principal.

 

03 - Como definir a atividade principal da empresa?

R:  Ressalvadas as convenções de integração, a atividade principal do estabelecimento será definida em função da sua importância econômica para o estabelecimento, baseando-se na combinação de dois critérios:
- maior valor de receita operacional; e
- preponderância definida no nível mais agregado da classificação.
No caso dos estabelecimentos que se dediquem ao comércio varejista, torna-se necessário levar em conta os conceitos de margem comercial e de especialização, apresentados a seguir.

 

04 - A empresa efetua impressão em chapas metálicas. Qual a classificação?

R:  Subclasse CNAE 2539-0/00- Serviços de usinagem, solda, tratamento e revestimento em metais.

 

05 - Indústria, Comércio, Importação e Exportação de matérias-primas termoplásticas, filmes plásticos e transformação de polímeros . A atividade principal é a industrialização.
O código encontrado é 2229-3/02 (Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais). A subclasse CNAE escolhida está correta?

R:  Há necessidade de identificar qual a atividade principal da empresa.
Caso 1 - Sendo a atividade principal a fabricação de laminados:
subclasse CNAE 2221-8/00 Fabricação de laminados planos e tubulares de material plástico
ou
Caso 2 - Se a atividade principal é fabricação de resina termoplástica:
subclasse CNAE 2031-2/00 Fabricação de resinas termoplásticas.

 

06 - Qual a subclasse CNAE correta para uma empresa que vai prestar serviços de montagem de canetas e lapiseiras para uma industria que fabrica e fornece as peças a serem montadas e devolvidas?

R:  subclasse CNAE 3299-0/02 Fabricação de canetas, lápis e outros artigos para escritório.

 

07 - Qual a classificação para uma indústria de materiais de escritório como: armários de ferro, pastas de papelão (com timbre do cliente que está mandando fazer, ver se tem que constar tipografia por fazer o timbre do cliente nas pastas ) e a montagem desses armários nos locais que os clientes desejarem.

R:  Se a atividade principal é :
1- fabricação de armários de ferro:
subclasse CNAE 3102-1/00 Fabricação de móveis com predominância de metal
ou
2 - fabricação de pastas de papelão:
subclasse CNAE 1741-9/02 Fabricação de produtos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado para uso comercial e de escritório.

 

08 - Como classificar empresa cuja produção é assim distribuída: 60% de industrialização de barras de ferro roscada para sustentação e distribuição de cabeamentos elétricos e 40% de industrialização de braçadeiras para prender canos?

R:  subclasse CNAE 2599-3/99 Fabricação de outros produtos de metal não especificados anteriormente.

 

09 - Fabricação, manufatura, personalização de displays, troféus, medalhas, brindes, expositores, urnas, púlpitos e peças em geral.

R:  subclasse CNAE 3299-0/99 Fabricação de produtos diversos não especificados anteriormente.

 

10 - Como definir fibras sintéticas artificiais? Quais os códigos de classificação econômica em que se enquadram?

R:  As classificadas na subclasse CNAE 2040-1/00  Fabricação de fibras artificiais e sintéticas, são geralmente as utilizadas como matéria de base para a fabricação das fibras sintéticas, os produtos da destilação da hulha ou do petróleo ou ainda os produtos derivados do gás natural. Por polimerização destes produtos, obtêm-se uma substância que é fundida ou dissolvida em um solvente apropriado através dos orifícios de uma fieira (ao ar ou num banho coagulante apropriado), e depois solidificadas na forma de filamentos por arrefecimento, evaporação do solvente ou precipitação.
Nesse estado, suas propriedades não permitem a sua utilização direta para a fabricação posterior de matérias têxteis. Devem, então, sofrer uma operação de estiramento que oriente as moléculas melhorando, assim, algumas das suas características técnicas (p. ex. a sua resistência).

São as seguintes as principais fibras sintéticas: fitas acrílicas, modacrílicas, de polipropileno, de náilon ou de outras poliamidas, poliéster, polietileno, poliuretano.".

A subclasse CNAE 1313-8/00 Fiação de fibras artificias e sintéticas, abrange
as fibras sintéticas descontínuas que tenham sido cardadas, penteadas ou transformadas para fiação.
Durante a cardação as fibras descontínuas passam em máquinas que as paralelizam mais ou menos. Essas fibras saem em forma de um véu (manta) que, na maior parte das vezes, é transformada em fibras compostas por fibras pouco apertadas. Durante a penteação, a fita cardada passa em outras máquinas que paralelizam as fibras quase perfeitamente, eliminando, também, as fibras mais curtas. A fita penteada, conhecida por top, enrola-se habitualmente em bobinas ou em bolas.
Os tops ou fitas de preparação também se obtêm diretamente a partir de cabos ou filamentos. Para este efeito, esses cabos passam previamente por um dispositivo apropriado, que corta ou parte os filamentos sem lhes modificar o alinhamento e paralelismo. Essa operação realiza-se, quer fazendo passar os cabos entre dois cilindros que giram a velocidades diferentes, o que provoca uma tração que parte os filamentos, quer por meio de rolos canelados que os cortam por pressão direta, quer ainda por meio de lâminas cortantes que seccionam os filamentos em diagonal. Durante a passagem nesses diversos dispositivos, as fibras são estiradas sob a forma de fitas. Esse método evita, assim, o corte efetivo dos cabos em fibras curtas, a cardação e na maior parte das vezes a penteação.
As fitas de penteação produzidas por cardação, penteação ou qualquer outro processo descrito acima, são estiradas em mechas mais finas que apresentam ligeira torção e que podem em seguida ser fiadas em operação única.

 

11 - Como classificar - após pesquisa de identificação da praga - a atividade de produção de agentes microbianos (fungos e bactérias ) em escala comercial p/ usar como fungicidas e inseticidas biológicos?

R:  subclasse CNAE 2122-0/00- Fabricação de medicamentos para uso veterinário.

 

12 - Qual a classificação de prestação de serviço de serigrafia em bonés?

R:  subclasse CNAE 1813-0/01 Impressão de material para uso publicitário.

 

13 - Qual é a CNAE apropriada para o enquadramento de uma entidade sem fins lucrativos com o objeto social descrito abaixo que, como pode ser visto no item III, prevê a editoração a publicação e a venda de livros jornais revistas?
Objeto social:
( I ) transmitir e promover o estudo do sistema filosófico-religioso Vedanta, visando à liberação espiritual do indivíduo e ao serviço ao mundo, como enunciado por Sri Ramakrishna e exemplificado pela sua vida e ensinamentos;
( II ) promover o estudo comparado das religiões na sua forma mais ampla e divulgar a Vedanta por quaisquer meios de comunicação;
( III ) editar, publicar e/ou vender livros, revistas, jornais, periódicos, panfletos e artigos de natureza religiosa que a Instituição entender apropriados à consecução de seus objetivos;
( IV ) promover bazares e outros eventos beneficentes, festivais, exposições e cerimônias de natureza religiosa;
( V ) abrir e manter centros e subcentros, templos, salas de oração e meditação, bibliotecas e auditórios em todo o território nacional, sob a direção de seu Presidente e Diretor Espiritual.
§ Único - A Instituição poderá ainda:
(i) dedicar-se a atividades educacionais, culturais, filantrópicas, de assistência e beneficência social, por si ou mediante a criação, gerência e manutenção de instituições dedicadas especificamente a essa finalidade, tais como escolas, hospitais, asilos, creches e orfanatos;
(ii) participar de, associar-se com e/ou incorporar outras sociedades ou associações cujos objetivos sociais sejam, no todo ou em parte, similares aos seus; e
(iii) cooperar e/ou colaborar com pessoas físicas ou jurídicas empenhadas em objetivos afins.

R:
Se a preponderância da sua atividade for na:

1 - Impressão e edição de jornais:
subclasse CNAE 5822-1/00  Edição integrada à impressão de jornais

2 - Impressão e edição de revistas:
subclasse CNAE 5823-9/00 Ediçao integrada à impressão de revistas

3 - Impressão e edição de livros :
subclasse CNAE 5821-2/00 Edição integrada à impressão de livros

4 - Edição de jornais:
subclasse CNAE 5812-3/00 Edição de  jornais

5 - Edição de revistas:
subclasse CNAE 5813-1/00 Ediçao de revistas

6 - Edição de livros:
subclasse CNAE 5811-5/00 Ediçao de livros.

 

14 - Qual o enquadramento, dentro da CNAE, para o seguinte objeto social :
a) - fabricar, manufaturar, processar, comercializar, negociar, importar e exportar filmes e embalagens plásticas e afins para os diversos usos e aplicações, assim como seus produtos e derivados;
b) - atuar como representante comercial de produtos nacionais e ou estrangeiros dos referidos produtos e prestar serviços técnicos e comerciais relativos a estas atividades; e
c) - participar como sócia ou acionista de qualquer empreendimento ou sociedade com objetivos afins e similares.
O principal objetivo da sociedade será a fabricação, comercialização, importação e exportação de filmes e embalagens plásticas.

R:  Se a atividade principal for:
1 - fabricação:
subclasse CNAE 2222-6/00 Fabricação de embalagens de material plástico;
ou
2 - comercialização:
subclasse CNAE 4686-9/02 Comércio atacadista de embalagens.

 

15 - Há diferença no conceito de comércio quando do uso da classificação CNAE. Quais são essas diferenças?

R: Atenção especial deve ser dada à definição de comércio a varejo e por atacado, em função de diferenças observadas entre o tratamento até então usual em algumas definições no âmbito da administração tributária e sua conceituação mais precisa na CNAE, seguindo padrões internacionais da classificação das Nações Unidas.

16 - Como definir o comércio atacadista?

R:  O comércio atacadista compreende as atividades de revenda de mercadorias de origem agropecuária, extrativa ou industrial, em qualquer nível de processamento (em bruto, beneficiadas, semi-elaboradas e prontas para uso) e em qualquer quantidade, predominantemente para varejistas, para outros atacadistas, para agentes produtores em geral, empresariais, institucionais e profissionais. Os clientes deste tipo de comércio são, predominantemente, pessoas jurídicas, estabelecimentos agropecuários e profissionais autônomos, independentemente da quantidade comercializada. Incluem-se nesta divisão os comerciantes de máquinas e equipamentos em geral, de máquinas agrícolas e equipamentos pesados. Também são classificados nesta divisão as vendas praticadas aos condomínios de edifícios ( p. ex. venda de peças de elevadores para condomínios). Este comércio, em geral, é uma etapa intermediária da distribuição de mercadorias; entretanto, alguns estabelecimentos atacadistas, sobretudo os que fornecem bens de capital que não são de grande consumo, vendem mercadorias por unidade a usuários finais (industriais, comerciais, institucionais ou profissionais).

17 - Quais as atividades dos representantes e agentes do comércio atacadista?

R: Os agentes e representantes comerciais são prestadores de serviços que compram e vendem mercadorias por conta de terceiros, mediante o pagamento de honorários ou de comissão. Não têm a propriedade das mercadorias, o que os distingue dos comerciantes atacadistas. Normalmente exercem suas atividades em escritórios. Essas atividades de agentes e representantes comerciais são conhecidas sob diversos nomes, por exemplo, representantes comerciais, agentes de importação e exportação, agentes comissionados, corretores de atacado e agentes comerciais. Compreendem as atividades de agentes prestadores de serviços que sob contrato comercializam, no atacado, mercadorias por conta de terceiros e fazem a intermediação entre compradores e vendedores, mediante pagamento de honorários ou de comissões.

 

18 - Qual a definição de comércio varejista?

R:  O comércio varejista representa o último elo da cadeia de distribuição; os varejistas são, portanto, organizados para vender mercadorias em pequenas quantidades ao grande público. Compreendem as atividades de revenda de mercadorias novas ou usadas, em loja ou não, preponderantemente para o consumidor final, para consumo pessoal ou domiciliar.

 

19 -  Qual o enquadramento de: comércio, importação, exportação de aeronaves, peças, componentes, acessórios, motores, equipamentos eletro-eletrônicos para aeronaves ?

R:  subclasse CNAE 4669-9/99 Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos não especificados anteriormente; partes e peças.

 

20 - E o enquadramento de: representação comercial de peças, componentes, acessórios, motores, equipamentos eletro-eletrônicos para aeronaves ?

R:  subclasse CNAE 4614-1/00 Representantes comerciais e agentes do comércio de máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves.

 

21 - Como classificar o estabelecimento adquire produtos diversos (sacolas plásticas, chaveiros, canetas etc. ) com impressão terceirizada, e em seguida revende para outros estabelecimentos.

R:  subclasse CNAE 4649-4/99  Comércio atacadista de outros equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente.

 

22 - E quando o estabelecimento adquire produtos em materiais diversos (plásticos, tecido, etc.) e efetua a impressão para posterior revenda ao comercio?

R:  subclasse CNAE 1813-0/99 Impressão de material para outros usos.

 

23 - Como classificar a atividade de comércio e representação de aparelhos auditivos?

R:
1 - Se a atividade principal é a representação comercial de aparelhos auditivos:
CNAE-Fiscal 4618-4/99 Outros representantes comerciais e agentes do comércio especializado em produtos não especificados anteriormente;
ou
2 - Se for o comércio atacadista de aparelhos auditivos:
CNAE-Fiscal 4645-1/01 Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico,  hospitalar e de laboratórios.


24 - Como classificar uma distribuidora de produtos de limpeza, com o ramo de comercialização de produtos de limpeza, descartáveis e de higiene, sendo que a empresa só ira vender para congregação?


R: Se a preponderância da venda for para pessoa jurídica, caracteriza como venda atacadista, de acordo com as definições de atacado.
1 - Comércio atacadista
CNAE-Fiscal 4649-4/08 Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar.

 

 
 






25 - Atividade de compra e venda de elementos de propulsão técnica, em especial redutores, motores elétricos, motores-redutores, motores de freios, bem como a importação e exportação em geral.
R: CNAE-Fiscal 5169-1/99 Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para outros usos não especificados anteriormente; suas peças e acessórios


26 - Qual a CNAE para uma empresa com o ramo de atividade de comércio e manutenção de máquinas e peças industriais p/ usinagens de motores?
R:
1 - Caso a atividade principal seja o comércio, o Código correspondente é:
CNAE-Fiscal 5169-1/01 - Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso industrial; suas peças e acessórios
2 - Se for manutenção:
CNAE-Fiscal 2839-8/00 - Têmpera, cementação e tratamento térmico do aço, serviços de usinagem, galvanotécnica e solda


27 - A empresa atua no comércio de artigos para laboratórios em geral. Qual a classificação?
R: CNAE-Fiscal 5169-1/02 - Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos odontológicos, hospitalares e laboratorias, suas peças e acessórios


28 - Qual o código para o comércio de filtros para sistema de ar condicionado, suas peças e acessórios?
R: CNAE-Fiscal 5169-1/99 - Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos não especificados anteriormente, suas peças e acessórios


29 - A venda de cafeteira elétrica e não elétrica se classifica em que CNAE-Fiscal ?
R: CNAE-Fiscal 5164-0/01 - Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para o comércio, partes e peças.


30 - Como são classificadas as atividades de comércio de produtos para fabricação de sorvetes, confeitaria, panificação e seus derivados e comércio de embalagens em geral?
R: CNAE-Fiscal 5192-6/00 - Comércio atacadista especializado em mercadorias não especificadas anteriormente


31 - Qual o CNAE-Fiscal para a atividade de comércio atacadista de materiais esportivos?
R: CNAE-Fiscal 5149-7/99 - Comércio atacadista de outros artigos de uso pessoal e doméstico


32 - Gostaria de saber onde se enquadra o comércio de alarmes para veículos?
R: CNAE-Fiscal 5030-0/03 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores.


33 - Gostaria de saber em qual CNAE-Fiscal se enquadra a venda de produtos esotéricos?
R: CNAE-Fiscal 5249-3/99 - Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente.


34 - Qual a CNAE-Fiscal correta para enquadramento das seguintes atividades: comércio varejista de produtos de limpeza de veículos (detergentes, shampoo, sabões, ceras de polimento, silicone, etc) e o comércio varejista de aquecedores a gás de uso doméstico (aquecedores de passagem e acumulação)?
R:
1 - No caso dos produtos de limpeza:
CNAE-Fiscal 5030-0/03 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores ou 5249-3/99 - Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente.
ou
2 - Para os aquecedores a gás de uso doméstico:
CNAE-Fiscal 5242-6/01 - Comércio varejista de máquinas, aparelhos e equipamentos elétricos, eletrônico de uso doméstico e pessoal, exclusive equipamentos de informática.


35 - Qual a CNAE-Fiscal para a atividade de comércio de rodas esportivas de liga leve de alumínio, equipamento e acessórios automotivos, pneus, bem como a prestação de serviços de transportes terrestre de rodas e acessórios para veículos, por conta de terceiros. A atividade principal é a revenda de pneumáticos.
R: CNAE-Fiscal 5030-0/04 - Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras de ar.


36 - Uma empresa que atua como comércio atacadista e varejista de estivas e cereais. Visitei o site da CONCLA, pesquisei como estivas, e não obtive sucesso. Desta forma o código será o que se refere a cereais, ou seja (5132-2/03)?
R: A denominação "Estiva" diz respeito a uma gama de produtos alimentícios que formam a base do comércio atacadista de secos e molhados e está classificado na subclasse CNAE-Fiscal 5139-0/99 - Comércio atacadista de outros produtos alimentícios.
O Código 5132-2/01 corresponde apenas ao comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados.


37 - Em que CNAE-Fiscal deve ser enquadrada a empresa que exerce a seguinte atividade:
" Compra de serragem que efetua a secagem da mesma e vende com a finalidade de combustível ( para alimentar caldeiras, etc )".
R: CNAE-Fiscal 5153-5/01 - Comércio atacadista de madeira em bruto e produtos derivados.


38 - Qual a CNAE-Fiscal correta para enquadramento da seguinte atividade: "Comércio atacadista de carvão vegetal para purificação de água"?
R: CNAE-Fiscal 5192-6/00 - Comércio atacadista especializado em mercadorias não especificadas anteriormente.


39 - Importação e exportação de produtos óticos ( armação para óculos, óculos de sol, lentes e produtos relacionados) em geral, no mercado de atacado.
R: CNAE-Fiscal 5149-7/99 Comércio atacadista de outros artigos de uso pessoal e doméstico


40 - A empresa com a atividade de cyber café que fará locação de computadores para acesso a rede interna, acesso à Internet, digitação de trabalhos, venda de café e refrigerantes de máquinas em lata. Qual a classificação econômica?
R: Após estudar o caso, recorrendo a alguns técnicos do IBGE, estabeleceu-se que a melhor opção para classificar a atividade seria no Código 7499-3/99, já que o cyber café apresenta uma gama de serviços, variável conforme o estabelecimento


41 - Qual a classificação econômica para a atividade de comércio de resistência elétrica e serviços do ramo?
R: Pode ser no varejo ou atacado:
CNAE-Fiscal 5244-2/05 - Comércio varejista de materiais elétrico para construção ou
CNAE-Fiscal 5153-5/05 - Comércio atacadista de material elétrico para construção.


42 - A empresa que terá o objeto social de comércio varejista de materiais metalúrgicos e também a prestação de serviços com solda isotérmica. Qual a classificação correta?
R:
1 - Se a atividade predominante for o comércio :
CNAE-Fiscal 5244-2/01 - Comercio varejista de ferragens, ferramentas e produtos metalúrgicos
ou
2 - Se a atividade predominante for o serviço de solda :
CNAE-Fiscal 2839-8/00 - Têmpera, cementação e tratamento térmico do aço, serviços de usinagem, galvanotécnica e solda.


43 - Qual a classificação para um estabelecimento que opera com empacotamento e comércio de carvão?
R:
1 - Se vendas no varejo :
CNAE-Fiscal 5249-3/99 - Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
ou
2 - Para o comércio atacadista :
CNAE-Fiscal 5151-9/05 Comércio atacadista de combustíveis de origem mineral em bruto


44 - Qual a correta classificação para a "exploração do comércio e beneficiamento de couros?"
R: Este tipo de comércio de couro pode ser classificado:
1 - Comércio de couro verde ou bruto:
CNAE-Fiscal 5122-5/06 Comércio atacadista de couros, peles, chifres, ossos, cascos, crinas, lã, pelos e cerdas em bruto, penas e plumas
ou
2 - O beneficiamento do couro:
CNAE-Fiscal 1910-0/00 Curtimento e outras preparações de couro

Observar que no caso de o mesmo estabelecimento realizar todas essas atividades há necessidade de estabelecer qual a atividade principal e aplicar o código correspondente.


45 -Como classificar uma empresa de aviação agrícola, que para o Ministério da Aeronáutica é considerada como serviços aéreos especializados e pratica, além da pulverização aérea de lavouras, o repovoamento de rios e lagos; a inspeção; a semeadura e também a atividade de apagar incêndios em florestas?
R: Nesta descrição constam duas atividades econômicas e há necessidade em verificar qual a atividade preponderante.
1 - Se pulverização aérea :
CNAE-Fiscal 0161-9/02 Serviços de pulverização da lavoura
ou
2 - As demais atividades relacionadas:
CNAE-Fiscal 0213-5/00 Atividades dos serviços relacionados com a silvicultura e a exploração florestal


46 - Como classificar o comércio de bebidas, fraldas, medicamentos, gelo, água, lubrificantes, tintas, vernizes, pneus, sorvetes e acessórios ( casquinhas, etc ) ,?
R: O Código CNAE-Fiscal para o comércio atacadista em geral, não especializado é
CNAE-Fiscal 5191-8/01 Comércio atacadista de mercadorias em geral sem predominância de artigos para uso na agropecuária.


47 - Qual a CNAE correta para a atividade de comércio de representação de máquinas gráficas?
R:
1 - Se a atividade principal for o comércio de máquinas gráficas:
CNAE-Fiscal 5169-1/01 Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso industrial; suas peças e acessórios
ou
2 - Caso seja a representação comercial dessas máquinas:
CNAE-Fiscal 5114-4/00 Representantes comerciais e agentes do comércio de máquinas, equipamentos industriais, embarcações e aeronaves


48 - Qual o limite entre a indústria e o comércio ?
R: O limite entre a indústria e o comércio é na transformação física/química que um produto ou mercadoria pode passar. Por exemplo: quando a matéria prima passa por um processo industrial que transforma as características do produto, tornando-o um produto novo, essa atividade fica enquadrada no âmbito da indústria.
Já mercadorias e produtos que passam por fracionamento de determinada escala para outra escala de menor porte, tipo reembalagens, engarrafamento, acondicionamentos etc. e que não caracterizam mudança do produto original, são classificadas na subclasse específica.
No caso de mercadorias alimentícias no atacado existe a subclasse específica para acondicionamento, o Código:
5139-0/09 - Comércio de outros produtos alimentícios, não especificados anteriormente, com atividade de acondicionamento associado.

Observar que se a empresa somente presta o serviço de acondicionamento para terceiros, sem a compra para revender, esta atividade está classificada em subclasse distinta.
Por exemplo:

1 - Para o serviço de acondicionamento para terceiros:
CNAE-Fiscal 7492-6/00 - Atividades de envasamento e empacotamento por conta de terceiros.

2 - Comércio com acondicionamento associado:
CNAE-Fiscal 5139-0/09 - Comércio de outros produtos alimentícios, não especificados anteriormente, com atividade de acondicionamento associado.


49 - Qual o código para a atividade de armazenamento de mercadorias?
R: CNAE-Fiscal 6312-6/02 - Outros depósitos de mercadorias para terceiros
Comentário:
A atividade de armazenamento realizada para a própria empresa será considerada como atividade auxiliar, portanto, deverá ser utilizada a classificação econômica do estabelecimento a que serve.


50 - O que são atividades auxiliares?
R: São atividades de apoio administrativo ou técnico, exercidas no âmbito da empresa, voltadas à criação das condições necessárias para o exercício de suas atividades principal e secundárias e desenvolvidas para serem intencionalmente consumidas dentro da empresa. Os exemplos mais comuns de atividades auxiliares são: as funções de gestão gerencial e administrativas; o transporte próprio; os serviços de manutenção de prédios, máquinas e equipamentos; o armazenamento próprio; compras e promoção de vendas; limpeza; segurança ; informática.
Não são consideradas como atividades auxiliares: a produção de bens que são incorporados ao capital fixo da empresa (construção por conta própria ou produção de equipamentos para uso próprio, por exemplo); a produção de bens que se tornam parte física da produção principal ou secundária (produção de partes e peças e de embalagens); a produção de energia e as atividades de pesquisa e desenvolvimento para uso interno.
As atividades auxiliares podem ser exercidas em estabelecimentos, junto com as atividades de mercado, principal e secundárias, ou em estabelecimentos separados (local próprio). Neste último caso, constitui uma unidade auxiliar e deverá ser atribuído o Código da CNAE-Fiscal do estabelecimento ao qual serve. Caso a unidade auxiliar atenda a mais de um estabelecimento da empresa, deverá lhe ser atribuído o Código CNAE-Fiscal da unidade de produção com valor adicionado de maior peso relativo, aceitando-se, a título de simplificação, o Código da atividade principal da empresa como um todo.


51- Como definir " estabelecimento a que serve " no caso de atribuição do código para os estabelecimentos com atividades auxiliares ?
R: Regra geral, a estas unidades deverá ser atribuído o Código da CNAE-Fiscal do estabelecimento da matriz ao qual serve. Caso a unidade auxiliar atenda a mais de um estabelecimento da empresa, deverá lhe ser atribuído o Código CNAE-Fiscal da unidade de produção com valor adicionado de maior peso relativo, aceitando-se, a título de simplificação, o Código da atividade principal da empresa como um todo.


52 - Como identificar o estabelecimento da unidade auxiliar nos cadastros administrativos?
R: Na identificação do estabelecimento da unidade auxiliar, os cadastros administrativos devem contar com um atributo próprio que poderá, também, complementar a identificação do tipo de atividade de apoio exercida no estabelecimento, a critério dos órgãos usuários. Como sugestão, a Resolução CONCLA 03/2002 de 04/07/2002, contempla uma tabela com códigos e denominações das atividades típicas das unidades auxiliares. Esta tabela poderá ser acrescida com a especificação de outras atividades, de acordo com a necessidade de cada órgão.

Por exemplo:

1- A matriz da empresa está enquadrada na classificação 3695-1/00 Fabricação de canetas, lápis, fitas impressoras p/ máquinas e outros artigos p/ escritório.
A filial é um escritório administrativo. Qual a classificação adequada para esta filial?

2 - Empresa cuja sede fica no estado do Paraná e pratica a atividade de fabricação de produtos de insumos agrícolas, quer se instalar um escritório administrativo em S. Paulo. Qual o código a ser utilizado ?
Para os casos citados, a CNAE-Fiscal atribuída será a mesma do estabelecimento a que serve.


53 - Como classificar os estabelecimentos de show-room de mercadorias próprias?
R: As unidades de "Show-Room" que servem unicamente para demonstração de mercadorias próprias, sem efetuar vendas no local, são classificadas no mesmo código da matriz, ou classificadas no mesmo código do estabelecimento a que serve.
Nos cadastros administrativos serão diferenciados por atributo conforme sugerido na Resolução CONCLA 03/2002 de 04/07/2002.


54 - Como classificar a empresa de gestão de espaço para exposição, para uso de terceiros ( show-room por terceiros )?
R: CNAE-Fiscal 7499-3/99 - Outros serviços prestados principalmente às empresas.


55 - Como proceder com a classificação econômica para os estabelecimentos de sedes de empresas, unidades administrativas locais, e depósito de mercadorias próprias, se os mesmos estão bloqueados pela Resolução CONCLA n.º 4/2002?
R: Para essas unidades deverão ser atribuídos os códigos CNAE-Fiscal dos estabelecimentos aos quais servem. Caso a unidade auxiliar atenda a mais de um estabelecimento da empresa, deverá lhe ser atribuído o Código CNAE-Fiscal da unidade de produção com valor adicionado de maior peso relativo, aceitando-se, a título de simplificação, o código da atividade principal da empresa como um todo.


56 - Como classificar uma associação cujo objetivo é o fortalecimento da relação fraternal dos povos da China e do Brasil, promover e facilitar a empresas, entidades e pessoas, de ambos, o desenvolvimento do intercâmbio e a amizade entre os brasileiros e chineses na área social, econômica, cultural artística, esportiva, dentre outras?
R: As associações, independentes de serem entidades sem fins lucrativos, exercem várias atividades conforme descrito em seus estatutos. Na maioria dos casos, as atividades exercidas pelas associações já estão descritas na tabela CNAE-Fiscal, com uma subclasse própria - exemplo: ministração de cursos, prestação de serviços de saúde, atividades recreativas - clubes, promoção de eventos, entre outros.
Nesse caso, seguindo as regras da CNAE-Fiscal, deve-se classificar uma entidade associativa, pelo Código CNAE-Fiscal das atividades econômicas exercidas.
Caso a associação exerça uma atividade que não seja propriamente uma atividade econômica, sua classificação deverá seguir o Código específico de Associações da CNAE-Fiscal, que é o 9199-5/00 - Outras atividades associativas, não especificadas anteriormente.
A natureza jurídica de uma organização não é determinante da atividade econômica.


57 - Associação para formar árbitros e mediadores para atuarem nos processos da CAL-Câmara Arbitral Laboral promovendo cursos, conferencia e seminários, qualificando-os para o exercício das respectivas funções, utilizando tais atividades como fonte de recursos para sua manutenção.
Atender a todo interessado em solucionar litígios por meio de mediação ou arbitragem, orientando-o de como deve proceder para resolver os conflitos gerados pela divergência de interesses pendentes através da mediação e arbitragem, e estabelecer convênio com entidades ou órgãos que pretendam solucionar litígios por meio de arbitragem, na área trabalhista.
R: CNAE-Fiscal 7411-0/03 Atividades auxiliares da justiça


58 - Como classificar as cooperativas na CNAE-Fiscal?
R: As cooperativas são sociedades de pessoas que se obrigam, através da celebração de contratos de sociedades cooperativas, a contribuir, com bens e serviços, para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.
As sociedades cooperativas podem ter por objeto qualquer gênero de serviço, operação ou atividade. A denominação "cooperativa" refere-se a uma dada forma de organização econômica regulamentada por estatuto jurídico próprio, sendo facultado às sociedades cooperativas o exercício de qualquer atividade econômica. Dessa forma, sua classificação na CNAE-Fiscal será em função da atividade efetivamente exercida.
A denominação "cooperativa" define uma natureza jurídica, não uma atividade e a natureza jurídica de uma organização não é determinante da atividade econômica. A Natureza Jurídica de uma organização não é determinante da atividade econômica.
Podemos exemplificar alguns tipos de cooperativas:
· Cooperativas de produtores: As cooperativas de produtores têm como associados os produtores do campo ou da zona urbana e objetivam maximizar seus rendimentos eliminando o empresário intermediário que, de outra forma, teria participação significativa na cadeia produtiva até o consumo final. Os associados entregam sua produção/produtos à cooperativa e é esta que exerce em nome do associado à operação de venda e a sua logística comercial, inclusive determinando preços. A receita de venda é distribuída aos associados em proporção ao volume entregue e a remuneração da cooperativa é um percentual do valor da venda.
· Cooperativas de consumo: As cooperativas de consumo têm por atividade principal a compra no atacado de produtos de consumo final para vendê-los aos cooperados no varejo. Ao eliminar o intermediário, possibilita aos associados melhores preços na compra.
· Cooperativas de Crédito: O objetivo dessas cooperativas é o de eliminar o intermediário na captação de recursos e na concessão de empréstimos aos cooperados, fazendo do tomador e do investidor, não raro, uma só pessoa. Como tais cooperativas se revestem da natureza de instituições financeiras, são controladas e fiscalizadas pelo Banco Central, conforme disposto no inciso I do art. 92 da lei n.º 5.764 de 1971.
· Cooperativas de Trabalho: cooperativas de trabalho são constituídas por trabalhadores de uma determinada profissão ou ofício ou de ofícios vários de um mesmo segmento produtivo, tendo como finalidade primordial melhorar a remuneração e as condições de trabalho pessoal de seus associados. Dispensando a intervenção de um patrão ou empresário, se propõem a contratar obras, tarefas, trabalhos ou serviços públicos ou particulares, realizados por todos ou parte dos cooperados (Decreto lei n.º 22.232, de 19 de dezembro de 1932, art. 24).
· Cooperativas Habitacionais: Essas cooperativas têm por objetivo proporcionar, exclusivamente aos seus associados, a aquisição de imóvel próprio ou sua construção, objetivando sua integração sócio comunitária. As cooperativas habitacionais não necessitam de autorização do Banco Central ou de qualquer órgão do poder público para sua constituição e funcionamento. Sua atuação está relacionada às atividades típicas de empresário, na condição de mutuária.
· Cooperativas Sociais: Instituídas pela Lei n.º 9.867, de 10 de novembro de 1999, essas cooperativas têm a finalidade de inserir no mercado de trabalho pessoas em desvantagens econômicas. Fundamentam-se no interesse geral da comunidade em promover a pessoa humana e a integração social dos cidadãos. Atuam em atividades tais como: serviços sóciossanitários e educativos, e o desenvolvimento de atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços.
A atribuição do código CNAE: Como qualquer outra unidade produtiva, as cooperativas são classificadas na CNAE-Fiscal em função da(s) atividade(s) econômica(s) exercida(s).

Por exemplo:

1 - Cooperativa agrícola que faz a intermediação entre agricultores de cereais beneficiados e empresas processadoras:
CNAE-Fiscal 5111-0/00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de matérias primas agrícolas, animais vivos, matérias primas têxteis e produtos semi-acabados

2 -Trata-se de uma cooperativa de taxistas que faz a exploração de frota de táxi pelos associados, mediante pagamento de diária:
CNAE-Fiscal 6025-9/01 - Serviços de táxi;


59 - Os serviços estão contemplados na tabela CNAE-Fiscal? Como classifica-los adequadamente?
R: As transformações da estrutura produtiva têm sido particularmente extensas no que diz respeito ao segmento dos serviços, com o surgimento de novos produtos e a organização de novas atividades de serviços, decorrentes tanto da incorporação de novas tecnologia como do processo de terceirização. Este último, ao introduzir descontinuidades nos processos produtivos característicos de uma determinada atividade, cria um conjunto ilimitado de novos tipos de serviços.
Cabe observar que no caso de prestação de serviços com Fornecimento de Mercadorias, o Código CNAE-Fiscal de identificação econômica atribuída será determinado por um conjunto de convenções e regras, baseadas na receita operacional de cada atividade e na integração das diversas atividades desenvolvidas. Portanto, a codificação como serviço ou outra atividade se dará conforme a identificação da atividade principal e da atividade secundária.


60 - Qual o código para as organizações de festas e recepções - " buffet "
R: CNAE-Fiscal 5524-7/02 - Serviços de buffet


61 - Como classificar o recondicionamento de motores?
R: CNAE-Fiscal 3181-0/03 Manutenção e reparação de motores elétricos


62 - A exploração por conta de terceiros do ramo de intermediação de negócios em geral, atendimento e contatos, exceto imobiliários.
R: CNAE-Fiscal 7499-3/12 Atividade de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral.


63 - Intermediação de negócios em roupas escolares, esportivas e profissionais, e o comércio de roupas esportivas, escolares e acessórios.
R:
CNAE-Fiscal 5116=-0/00 Representantes comerciais e agentes do comercio de têxteis, vestuários e artigos de couro
ou
CNAE-Fiscal 5142-0/01 Comercio atacadista de artigos do vestuário e complementos profissionais e de segurança


64 - Serviços de treinamento em automação industrial
R: CNAE-Fiscal 8099-3/05 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial


65 - Comércio e prestação de serviços de assistência técnica em máquinas gráficas
R:
CNAE-Fiscal 2996-3/99 Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos de uso específicos
ou
CNAE-Fiscal 5169-1/01 Com atacadista de maquinas, aparelhos e equips, peças e acessórios


66 - Com classificar uma empresa com o objeto social: exploração do ramo da prestação de serviços às pessoas físicas e jurídicas, de consultoria, assessoria e serviços auxiliares em planejamento de restaurantes e cozinhas, compreendendo levantamento físico, desenvolvimento e acompanhamento do desígnio das instalações de estabelecimentos comerciais e industriais, bem como demais assuntos pertinentes ao campo de atuação?
R: CNAE-Fiscal 7416-0/02 Atividades de assessoria em gestão empresarial


67 - A prestação de serviços de produção de figurino e fotografias
R: CNAE-Fiscal 9231-2/99 Outros serviços especializados ligados às atividades artísticas


68 - Comércio de filtros para sistema de ar condicionado, suas peças e seus acessórios.
R: CNAE-Fiscal 5169-1/99 Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equips não especificados anteriormente, suas peças e acessórios.


69- Limpeza pós-obra, limpeza fachada, raspagem de tacos, conservação de prédios.
R: CNAE-Fiscal 7470-5/01 Atividades de limpeza em imóveis
ou
CNAE-Fiscal 4550-0/06 Serviços de revestimentos e aplicação de resinas em interiores e exteriores


70 - A prestação de serviços de assessoria, consultoria, pesquisa, marketing e criação de banco de dados das mais variadas informações, especialmente, das áreas de turismo, viagens e hotelaria, de informação em seus diversos formatos e meios de difusão, e o registro de marcas e patentes. A atividade preponderante é a criação de banco de dados das mais variadas informações
R: CNAE-Fiscal 7240-0/00 Atividades de banco de dados e distribuição on-line de conteúdo eletrônico


71 - O estabelecimento vai atuar em treinamento sobre motivação e melhoramento contínuo, com psicólogo e propagandista. O objetivo: conscientizar sobre a velocidade das mudanças e a necessidade de adaptação para a sobrevivência no mundo. Qual a classificação econômica?
R: CNAE-Fiscal 8099-3/05 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial


72 - O estabelecimento presta serviços de roteiro e estórias para gibis (estórias em quadrinhos)?
R:
CNAE-Fiscal 9231-2/99 Outros serviços especializados ligados às atividades artísticas


73 - Administração de bens imóveis próprios e a participação em outras empresas.
R:
CNAE-Fiscal 7020-3/00 Aluguel de imóveis
e
CNAE-Fiscal 6599-4/03 Sociedades de participação


74 - A montagem de produtos para deficientes: de cadeiras de roda e muletas (não se trata de industria.).
R: CNAE-Fiscal 3310-3/03 Fabricação de aparelhos e utensílios para correção de defeitos físicos e ortopédicos em geral - inclusive sob encomenda


75 - Drive-in
R: CNAE-Fiscal 9213-4/00 Projeção de filmes e de vídeos


76 - Locação de equipamentos industriais ( principal ) e serviços de retífica de peças e equipamentos.
R: CNAE-Fiscal 7139-0/99 Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais, industriais e elétricas ou não, sem operador


77 - Qual a classificação econômica para a empresa que efetua a locação de carrinhos de bebês dentro de um shopping?
R: CNAE-Fiscal 7140-4/02 Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal e instrumentos musicais


78 - Editoração Gráfica
R: CNAE-Fiscal 7499-3/99 Outros serviços prestados principalmente às empresas


79 - Consultoria e planejamento no campo de administração de sistemas de informação, consultoria técnica em tecnologia de informações e planejamento e desenvolvimento de sistemas.
R: CNAE-Fiscal 7229-9/00 - Desenvolvimento de software sob encomenda e outras consultorias em software


80 - Qual a classificação econômica para os serviços de digitalização especificamente de fotos?
R: CNAE-Fiscal 7491-8/01 - Estúdios fotográficos


81 - E quanto a fotocópias, digitalização e serviços correlatos que se referem a serviços de digitalização, exceto fotos?
R: CNAE-Fiscal 7499-3/02 - Fotocópias, digitalização e serviços correlatos.


82 - E quando se trata de digitalização na atividade de processamento de dados?
R: CNAE-Fiscal 7230-3/00 - Processamento de dados


83 - Para a prestação de serviços de entretenimento e diversão, tais como jogos, passatempos, brinquedos, canais de música, canais de televisão, canais de esportes, canais de cinema e outros.
R: CNAE-Fiscal 7240-0/00 - Atividades de banco de dados e distribuição on-line de conteúdo eletrônico


84 - Qual classificação para serviços domésticos, em sítio e em consultório odontológico, por um determinado tempo?
R: CNAE-Fiscal 7450-0/02 - Serviços temporários.


85 - Estamos criando uma empresa de (Serviço de atendimento ao Cliente SAC) ou podemos dar outra definição Central de Atendimento a Clientes (CAC) que será terceirizada, ou seja, ela vai prestar atendimento aos clientes de umas outras empresas.
Esta empresa de atendimento a clientes será responsável em passar a seus funcionários as orientações recebidas da Contratante sobre as informações dos produtos:- como características e como utilizá-los.
O contato com os clientes da Contratante será feito através de recebimento de chamadas por telefone, fax, e-mail, etc.
A divulgação do serviço de atendimento a clientes será feita pela contratante, ou seja, a proprietária ou distribuidora dos produtos ou serviços.
A contratada que será a empresa que vai realizar o Serviço de Atendimento ao Cliente vai estar no aguardo do contato do cliente da contratada para passar as informações desejadas.
A contratada vai estipular um valor fixo que será cobrado pelo Atendimento aos Clientes, não importando se receberam 10 ou 100 chamadas no mês.
R: CNAE-Fiscal 7499/3/99 - Outros serviços prestados principalmente às empresas


86 - Prestação de serviços na área de construção civil especificamente no que se refere a cálculos estruturais, dimensionamento de pavimentos, consultoria de fundações, metodologia de construção e estruturas periciais.
R: CNAE-Fiscal 7420-9/02 Serviços Técnicos de engenharia


87 - A produção de trabalho jornalístico, desde a busca de informação até a redação de noticias e artigos, a criação de textos, a organização e orientação desse trabalho. Qual a classificação econômica?
R: CNAE-Fiscal 9240-1/00 Atividades de agências de notícias


88 - A empresa vai efetuar a distribuição de café, chá e chocolate nas empresas. Qual o código a ser utilizado?
R: CNAE-Fiscal 7450-0/02 Locação de mão-de-obra


89 - Os serviços de calibração de equipamentos de medição e comércio de equipamentos, sendo a atividade principal a prestação de serviços.
R: CNAE-Fiscal 3392-8/00 Manutenção e reparação de aparelhos e instrumentos de medida, teste, exceto equipamentos para controle do processo produtivo


90 - A prestação de serviços de artes gráficas em geral se classifica em que código CNAE-Fiscal?
R: CNAE-Fiscal 7499-3/99 Outros serviços prestados principalmente às empresas


91 - O estabelecimento pratica a prestação de serviços auxiliares administrativos, arquivos em geral, digitação, marketing, principalmente a outras empresas, exceto os que dependam de conselhos de classe.
R: CNAE-Fiscal 7499-3/99 - Outros serviços prestados principalmente as empresas


92 - Qual a classificação para o serviço e manutenção de tapeçaria em estofados residenciais e automotivos.
R:
1 - Para restaurações residenciais:
CNAE-Fiscal 5279-5/03 Conserto e restauração de artigos de madeira e do mobiliário
ou
2 - Serviços de manutenção e reparação de automotivos:
CNAE-Fiscal 5020-2/01 Serviços de manutenção e reparação de automóveis


93 - Prestação de serviço de remoção de tintas por aquecimento térmico.
R: CNAE-Fiscal 2839-8/00 Têmpera, cementação e tratamento térmico do aço, serviços de galvanoténica e solda


94 - Qual a CNAE para o seguinte objetivo social: Prestação de serviços jornalísticos para a realização de produção de reportagens, redação, apresentação, narração, locução, entrevistas e comentários, edição de textos ou de roteiros e outras atividades de veiculação de imagem e som.
R: CNAE-Fiscal 9240-1/00 Atividades de agência de noticias


95 - Serviços de desenvolvimento de softwares prestados pelos associados, mediante contratos entre a cooperativa e outras empresas ou órgãos públicos.
R: CNAE-Fiscal 7229-0/00 - Desenvolvimento de software sob encomenda e outras consultorias em software.


96 - Serviços de manutenção e limpeza de instalações industriais e/ou residenciais.
R: CNAE-Fiscal 7470-5/01 Atividades de limpeza em imóveis


97 - A atividade principal da empresa é o comércio, implantação e instalação de comunicação visual exterior e interior, tematização, mobiliário para loja, consultoria e projetos relacionados a essas atividades.
R:
1 - Para a atividade de instalação:
CNAE-Fiscal 4549-7/04 - Instalação de anúncios
ou
2 - No caso de atividade principal ser o gerenciamento:
CNAE-Fiscal 7440-3/02 Gerenciamento e locação de espaços publicitários


98 - O Serviço Autônomo de Ãgua e Esgoto de Sorocaba - SAAE (autarquia municipal) solicita informação sobre classificação. Estamos em dúvida entre a utilização do código 7511-6/00 - Administração Pública em Geral, ou o código 4100-9/01- Captação, tratamento e distribuição de água canalizada.
R: As empresas de água e esgoto independente de serem públicas ou particulares serão sempre classificadas no Código CNAE-Fiscal 4100-9/01


99 - O objeto social é a exploração de prestação de serviços auxiliares de embelezamento, caracterização e maquiagem, cabelos, criação de direção para empresa do seguimento de produção de Cine, Tv, Teatro e Show. (a atividade principal é a maquiagem em artística para tv).
R: CNAE-Fiscal 9302-5/02 Manicures e outros serviços de tratamento de beleza


100 - Para a representação editorial, fotografia, coleta, analises exames, pesquisas em geral (na realidade esta empresa vai organizar materiais o banco de dados de uma empresa).
R: CNAE-Fiscal 7499-3/99 Outros serviços prestados principalmente às empresas


101 - A atividade está relacionada à recuperação de veículos roubados danificados (geralmente feita pelas seguradoras) e posterior venda destes veículos, servindo-se como intermediário da companhia de seguros.
R: CNAE-Fiscal 6720-2/99 Outras atividades auxiliares dos seguros e da previdência complementar, não especificada anteriormente


102 - Qual o CNAE da atividade de prestação de serviços de estacionamento para veículos.
R: CNAE-Fiscal 6321-5/03 Exploração de estacionamento para veículos


103 - A atividade principal é realizar publicidade e propaganda via Internet.
R: CNAE-Fiscal 7440-3/99 Outros serviços de publicidade


104 - A empresa efetua impressão em chapas metálicas. Qual a classificação?
R: CNAE-Fiscal 2839-8/00 - Tempera, cementação e tratamento térmico do aço, serviços de usinagem, galvanotécnica e solda


105 - O estabelecimento pretende realizar publicidade e propaganda por via eletrônica (Internet); intermediar negócios via eletrônica ( Internet ); prestar serviços de criação desenho, consultoria, manutenção e publicidade de páginas e programas de Internet; e importar e exportar materiais e equipamentos para os fins acima.
R: CNAE-Fiscal 7440-3/99 - Outros serviços de publicidade

Celepar
Subcomissão Técnica para a CNAE - Subclasses,
vinculada à CONCLA - Comissão Nacional de Classificação
software Livre Paraná